O SACO- UN SAC -
FRANÇA 2010-2011
PERFOMANCE DE 25 MIN
Direção e Performance: Luisa Coser
SOM: OLAVO VIANNA E PEDRO PAGNUZZI
UM SACO é uma performance estruturada a partir do objeto/matéria saco plastico, com uma duração de 25 minutos. Este é o primeiro projeto comum de três artistas de diferentes praticas (dança, musica e artes visuais). Este projeto existe desde 2010 e foi apresentado no Festival Confidences (Universidade de Paris VIII, maio de 2010) , Festival Ici et Demain (Point Ephémère e Jussieu, março de 2010), e Semana da Dança (Centre d’ Animation Porte de Bagnolet, abril de 2011) e no Programa Novíssimos, Festival Panorama, em 2012.
A pesquisa em movimento teve inicio na experimentação do saco como envelope. Dessa adesão ao material, um novo contorno corporal nasceu. Este limite sensorial e formal foi a premissa para a criação dos movimentos e, enfim, da performance como um todo.
Os musicos Olavo Vianna e Pedro Pagnuzzi criaram o ambiente sonoro que tem como fundamento principal limitar-se ao material. Desenvolvendo instrumentos digitais originais para o projeto, os sons do plastico foram gravados para serem, em seguida, manipulados em tempo real.